quinta-feira, 4 de julho de 2013

Jota Menezes analisa as mídias no Vale do São Francisco


Na oportunidade do debate Mídia, responsabilidade social e controle: o exemplo da Copa das Confederações 2013 que aconteceu na última sexta-feira (28) no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), UNEB, em Juazeiro, o Blog Mídias no Vale do São Francisco aproveitou para questionar ao palestrante Jota Menezes, que é Jornalista, Historiador e autor da obra: “Televisão, Poder e Cidadania – A implantação da TV pública no Brasil” sobre a situação da mídia no Vale do São Francisco.

De acordo com Jota, a inserção das duas TVs (São Francisco e Grande Rio) na região é muito importante, porque a comunicação acaba envolvendo e promovendo o desenvolvimento. Além de, mostrar o local/regional a nível nacional. “Eu acredito que o espaço destinado as TVs locais ainda é pouco, acho que deveria ser ampliado ainda mais”. Ele cita ainda, a falta de profissionais na área jornalística para cobrir as várias localidades existentes no Vale do São Francisco. O ideal, segundo ele, seria oferecer cobertura a todas as localidades que compõem o Vale.

“Em relação aos blogs, eu acho que toda a diversidade de informação é fundamental, de deixar a população informada, de suscitar o debate, é muito importante salutar esse debate. Agora, o problema é que muitas vezes, os blogs têm um alinhamento político, que eu acho isso depreciativo, isso é péssimo. Porque a maioria dos blogs têm um apadrinhamento político. É o padrinho político quem determina o que vai ser veiculado, então, o Jornalista acaba tendo muitas vezes que agradar a pessoa que paga. Infelizmente na nossa região a gente sabe que existe esse apadrinhamento. Agora eu torço muito para que apareçam blogueiros que sejam responsáveis”, afirma o Jornalista.

Outro problema para Menezes, são os blogs que copiam e colam na íntegra os releases que vêm das Assessorias. Jota enfatiza ainda, que falta preparo, inclusive, do ponto de vista profissional, apesar de já ter blogs que contratam Jornalista, mas que a última palavra acaba sendo a do dono do blog.

De acordo com Jota Menezes, nem o rádio nem a TV são vias de mão dupla, pois, o que passa na TV é filtrado pelo editor, e o que é veiculado na rádio tem interferência do sonoplasta. Já segundo o Jornalista, pela primeira vez na história nós temos uma via de mão dupla. E quem tem esse poder são as redes sociais, pois, o cidadão tem a oportunidade de interferir no processo, de poder fazer um desabafo quando tem vontade, sem que haja a necessidade de um mediador.

Por Raianne Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário