sábado, 29 de junho de 2013

Mídia, responsabilidade social e controle são debatidos na UNEB

Na última sexta-feira (28) foi realizado o debate Mídia, responsabilidade social e controle: o exemplo da Copa das Confederações 2013, no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), UNEB, em Juazeiro. O evento que teve como palestrante o Jornalista e Historiador Jota Menezes, autor da obra: “Televisão, Poder e Cidadania – A implantação da TV pública no Brasil” (Editora Chiado-Lisboa), fez parte do encerramento da disciplina Crítica da Mídia do curso de Comunicação Social habilitado em Jornalismo em Multimeios.

A discussão foi promovida pelo docente Cosme Batista em parceria com os estudantes de Jornalismo do 8º período, e teve como objetivo promover uma reflexão de qual é o papel da mídia em relação à responsabilidade social e como está o controle dos veículos de comunicação no Brasil e no mundo.

De acordo com Menezes, a mídia não é neutra, e que mesmo o profissional tendo o interesse de fazer o trabalho dele com equilíbrio, acaba sendo em determinados momentos obrigado a fazer pautas parciais, que muitas vezes são reportagens que não interessam diretamente a sociedade, e sim, ao interesse da empresa a qual trabalha, que é uma empresa como qualquer outra que tem interesse comercial.

 “Enquanto a gente não fortalecer as instituições, enquanto não tivermos um Congresso forte e com credibilidade, um governo com credibilidade, um Legislativo com credibilidade e enquanto a sociedade não se organizar no ponto de vista da cidadania, vai ser difícil a gente ter uma imprensa, uma mídia que funcione de uma forma mais equilibrada. Estabelecer esse controle não vai ser fácil”, disse o palestrante.

Na ocasião, vários assuntos foram suscitados, como por exemplo, A Lei da Imprensa Régia instalada em 1808 com a vinda da Família Real para o Brasil, a renovação de concessão de Rádio e Televisão, a ética jornalística e o posicionamento da mídia em relação às manifestações ocorridas no Brasil.

Em relação aos protestos, Jota acredita que apesar de não ser isenta de interesses econômicos, a mídia não está se escondendo e que tem mostrado muita coisa importante para a sociedade. Para finalizar, Menezes alertou que o Jornalista tem que ter cuidado para não transparecer demais a sua opinião, o que pode acabar influenciando na interpretação da sociedade.

Por Raianne Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário