sexta-feira, 14 de junho de 2013

Analisando os blogs

Por Raianne Guimarães


Durante esta semana, o Blog Mídias no Vale do São Francisco decidiu analisar dois blogs, um da cidade de Juazeiro - BA e o outro de Petrolina - PE. Os escolhidos foram o do Geraldo José e o do Carlos Britto, sendo estes os de maior aceitabilidade local.

O dia analisado foi à última quarta-feira (12), onde foi considerado o número de postagens, seções, qual foi à cidade mais noticiada e como o público (leitor) interagiu com estes dois blogs através de comentários, e com o espaço destinado ao leitor, como por exemplo, o Espaço do Leitor que existe no Blog do Geraldo José.

No Blog do Geraldo José foram publicadas, neste dia, 35 postagens, sendo dois destes informes publicitários e três publicações no Espaço Leitor: uma de indignação e duas sobre o tema amor. As notícias abrangeram cidades de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Jaguarari, Canudos, Petrolina, Cabrobó e Lagoa Grande, além de notícias nacionais. Sendo Juazeiro e Petrolina com maior alcance. As seções que tiveram maior conteúdo foram as variadas e a política, cada uma com 14 postagens.

Já no Blog do Carlos Britto foram publicadas 33 matérias, com notícias de Petrolina, Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Araripina, Santa Maria da Boa Vista, Juazeiro, Sobradinho e notícias nacionais. A seção que se destacou com maior número de publicações foi a de cidades. O blog teve 125 comentários. Comparando as notícias dos dois Blogs, somente duas foram publicadas praticamente iguais, com pouquíssimas alterações textuais.

Alguns textos dos dois Blogs pecam por falta de “Informação de diagnóstico”, ou seja, ausência de um aprofundamento maior da notícia. Existe uma quantidade de informações em ambos, mas que nem sempre isso é suficiente para que exista um incentivo à participação dos cidadãos.

Como diz Danilo Rothberg no seu artigo “Jornalismo e informação para democracia: parâmetros de crítica de mídia”, no livro Vitrine e Vidraça organizado por Rogério Christofoletti, para que haja interação por parte dos cidadãos tem que existir “motivação”. O leitor tem que saber sobre o que ele está lendo, para se sentir motivado a participar do meio democrático.

É preciso muitas vezes verificar qual o papel da informação jornalística para que se tenha o aprofundamento da democracia, a fim de trazer contribuições para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário